Pages

terça-feira, 23 de setembro de 2014

DIY - Aplique de arame


Este tutorial foi compartilhado no grupo "Eu bordo minha Roupa de Dança" no Facebook. Achei muito bem explicadinho e com um resultado legal. Por isso compartilharei aqui com vcs!

Molde o arame no formato desejado

Faça um "sanduíche" de tecido com o arame no meio, minha sugestão é usar entretela que é bem dura, além disso pode ser termocolante que vai facilitar a fixação e manuseio!

Costure envolvendo todo o arame!

Recorte o excesso de tecido

Fixe com ajuda alfinetes do tecido desejado, já recortado no formato do arame!

Costure o tecido no avesso para fica escondido!

Aplique já com tecido costurado, agora é só bordar, conforme desejado!

Aplique pronto com bordado! Lindo!!!

Para aprender a fazer esse bordado acesse: DIY - 2 tipos de bordados com paetês e miçanguinhas

Como variação, já fiz deste tipo de aplique apenas envolvendo o arame com uma fita, tipo dessas de cetim, mas era de um tecido diferente. Prendi com alguns pontinhos apenas no início e no fim da aplicação e depois preguei strass. O resultado foi esse aqui:

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DIY - 2 formas para pregar a franja


Neste post ensinarei duas formas diferentes para colocar as franjas em seu figurino. Você pode utilizar pedras e linhas de sua preferência. Costumo utilizar linha de costura normal que é a que, a meu ver, deixa a franja com melhor movimentação. Como utilizo a linha quádrupla, a franja fica com boa resistência.

1ª opção:
Corte a linha e um tamanho grande. Dobre-a ao meio e passe duas pontas pelo buraco da agulha, de forma a deixar sua franja mais forte.
Posteriormente, coloque na linha uma miçanga e só então dê um nó, unindo as 4 pontas de linhas. a agulha e a miçanga ficarão presas dentro da linha.

Utilize, então, a miçanga,  para esconder o nó. Caso prefira, também pode, posteriormente, esconder o nó em meio às outras contas.
Ficará assim: a agulha em uma ponta e a miçanga na outra.
 Coloque as pedras de acordo com sua preferência. Podem ser canutilhos, vidrilhos, miçangas, contas de acrílico, metalizadas ou peroladas. Aqui você montará sua franja de baixo para cima. No modelo coloquei primeiro a gota, depois um canutilho, a pérola e mais cinco canutilhos.
 Depois é só prender a franja no seu cinturão ou sutiã, fazendo uma arremate reforçado. Corte a linha e faça novamente todo o processo para cada franja.


2ª opção:
Esta eu considero um pouco mais prática, pois não precisamos cortar a linha a cada franja. É possível terminar uma, arrematar e já seguir adiante no tecido para fazer a próxima. Vocês entenderão como.
Prenda a linha no seu cinturão ou sutiã e dê um nó.
 Ao contrário da primeira opção, vocês vão montar sua franja de cima para baixo. No modelo coloquei primeiro os cinco canutilhos, depois a pérola, mais um canutilho, a gota e por último a miçanga.
 Volte, então, com a agulha, passando agora somente pela gota, pelos canutilhos e pela pérola. a miçanga é o que vai manter as contas presas na linha.
 Faça um arremate reforçado
 e passe para a parte seguinte do tecido, onde fará nova franja.

DIY - 2 tipos de bordados com paetês e miçanguinhas



1º Bordado:
Prenda a linha no tecido. Lembre-se que sempre que for trabalhar com miçanguinhas, canutilhos ou vidrilhos você precisará utilizar uma agulha bem fininha, própria para bordados em pedraria. Coloque o paetê com a parte côncava para cima e em seguida coloque as miçanguinhas. A quantidade de miçanguinhas vai variar de acordo com o tamanho do paetê. Para um paetê de 8 mm utilizei 5 miçanguinhas.


 Deixando, então, as miçangas em uma diagonal para cima, a agulha entra no tecido e sai dele logo abaixo, cuidando para que o centro do paetê seguinte esteja alinhado com o centro do primeiro. Isto no caso de você optar por fazer um bordado em linha reta. Caso borde sobre desenhos, o centro do paetê fica sobre o desenho que você tiver riscado.



Coloque novo paetê na agulha e dê continuidade ao processo.

 Assim ficará o seu bordado:

2º Bordado:
Prenda a linha no tecido. Coloque o paetê com a parte côncava para cima e em seguida coloque apenas uma miçanguinha.

Volte com a agulha pelo buraco do paetê, levando a agulha na direção onde deseja prosseguir com seu bordado. Se o bordado for em linha reta, procure alinhar pelos centros dos paetês


Dê continuidade ao processo,

até que possa finalizar o seu bordado!

Para saber mais sobre tipos de materiais que poderá utilizar em seu bordado veja: DIY - Materiais para bordado

domingo, 21 de setembro de 2014

DIY - Materiais para bordado

Postarei hoje algumas sugestões de materiais para você bordar o seu figurino.

Cristal - Há grande variedade de formatos e tamanhos. Eles têm muito brilho, dando um belo efeito no palco. Muito utilizado atualmente em figurinos de luxo.

Chaton - Produto interessante para substituir o cristal. É bem mais barato, porém não tem o mesmo brilho e arranha com mais facilidade. Geralmente são feitos em acrílico.

Espelho - Também dão um belíssimo efeito no palco, já que refletem muita luz e o valor também costuma ser bastante acessível. Você pode cortar no tamanho desejado e colar sobre a peça.

Strass - Também brilham muito e sua aplicação no figurino é bem fácil. Você pode costurá-lo ou colá-lo. É vendido por metro ou o rolo fechado. Atualmente tem sido muito utilizado nos figurinos de Dança do Ventre, existindo no mercado roupas a venda apenas bordadas em strass.

Canutilho e Vidrilho- Podem ser utilizados em bordados ou franjas. Os da marca Jablonex são os de melhor qualidade, mais resistentes e brilhantes. Também brilham muito!

Canutilhos
Vidrilhos

Miçangas - Também podem ser utilizadas em bordados e franjas. Ficam muito bonitas se trabalhadas junto a paetês.
Miçanguinha
Miçangão

Contas de acrílico - Utilizadas em bordados e franjas, são de mais fácil aplicação, principalmente quando de maior tamanho, porém, de longe, não tem o mesmo brilho dos canutilhos. Mas dão um efeito bonito. Exitem diversos formatos, cores e tamanhos.


Contas peroladas - Existem hoje, diversos modelos de contas peroladas. as que tem um furo no meio, redondas, em formato de gota ou arroz que podem ser utilizados para bordados e franjas; as que são retas de um lado, podendo ser coladas às roupas, e ultimamente tenho também encontrado dessas que são vendidas a metro, que facilitam muito o nosso trabalho, podendo ser costuradas ou coladas.

Contas Metalizadas - Podem ser utilizadas tal como as demais contas, porém, ficam pretas com o passar do tempo.

Paetê - Muito utilizado em bordados, quando podemos utilizá-lo sozinho ou em conjunto com miçangas, vidrilhos, canutilhos e contas diversas.Também pode ser utilizado em franjas, ficando intercalando com as contas. Existem os modelos liso, sextavado e em formatos diversos, como coração e estrela. Eles ainda podem ser foscos, metálicos, holográficos ou irisados (que chamamos de furta-cor). Há ainda, opções no mercado, de paetês a metro, alguns mais simples, outros mais trabalhados.
Paetê sextavado metálico
Paetê sextavado irisado
Paetê sextavado holográfico
Paetê liso.
Paetê a metro
Lantejoula - Interessante para bordados, para xales e para confecção daquelas roupas que ficam parecidas com escamas. Também podem ser foscas, metálicas, holográficas ou irisadas.
metálica
holográfica



É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...