Pages

domingo, 3 de junho de 2012

Profissionalismo em suas atitudes


 O caminho de estudo da Dança do Ventre é longo, diria mais, é eterno. Passaremos uma vida inteira e não teremos estudado tudo. E esse comprometimento com os estudos, com o aprendizado é o ponto mais importante na construção de uma bailarina profissional.
É preciso primeiramente ter paciência. Tirar da cabeça a ideia de que o aprendizado será imediato, de que em pouco tempo você terá conseguido aprender tudo. Não terá. O universo da dança é muito amplo. A cada dia aprendemos algo novo, limpamos um movimento, descobrirmos novas possibilidades, encontramos outras bailarinas, aprendemos outros passos... Tudo nos forma.
Precisamos também dar uma atenção devida a se auto-observar. Ter humildade. Só que humildade não é se colocar para baixo, se menosprezar, mas ter a exata consciência do que você é, de seus potenciais e dificuldades, qualidades e defeitos. Nesse universo dançante, ter a ideia do que se sabe e do que precisa aprender, do que é necessário para elevar seu nível técnico, de que carece a sua dança e o que ela tem de positivo. É preciso saber aproveitar aquilo que você tem de bom!
Outro ponto essencial é saber olhar para dentro de si e para o entorno enquanto se dança. Para algumas isso pode ser mais natural, para outras é um exercício diário. Você precisa sentir a música, perceber o que ela desperta em você. Perceber o que cada instrumento, cada ritmo, cada voz desperta em você e transformar isso em dança. Ao mesmo tempo é necessário ser comunicativa, interagir com o público. E saber perceber o momento da música adequado para comunicação ou introspecção, para brincadeiras durante a dança ou para o desenvolvimento de algo um pouco mais sério. E esse desenvolvimento também precisa ser associado a muito estudo.
Há ainda a necessidade de cuidado com o corpo e com o figurino. Saber escolher figurinos bonitos e adequados para cada dança. Cuidar de si, da própria aparência. Estar impecável no momento do show!
E por último agir com profissionalismo. Respeitar as colegas de profissão, as professoras, as alunas, o público, os contratantes... Procurar chegar no horário combinado, com roupas discretas, figurino em uma mala... Agir com educação e simpatia antes, durante e depois da apresentação. Ter cautela no contato com o público. Evitar permanecer no local onde dançou após o show, caso o ambiente não esteja adequado para tal. Conversar com o contratante reservadamente...
Para que uma bailarina ofereça então o seu trabalho e seja contratada para shows, ela precisa estar atenta a todos esses pontos. Ter bom nível técnico, cuidar de si e do figurino, saber expressar os sentimentos e interagir com o público, agir de forma profissional... E não conseguimos desenvolver todos esses pontos rapidamente. Ao pagar para assistir e oferecer um show, o contratante tem o direito de exigir uma dança de qualidade. Muitas vezes esses pontos abordados não estão claros para ele, mas a forma como você age vai fazer diferença e sua qualidade técnica também vai falar sobre você e sobre sua responsabilidade com o que faz!
Quando realizamos nosso trabalho com responsabilidade, amor e humildade o retorno acaba sendo algo natural. Se deseja seguir um caminho profissional em dança invista em estudos e em você! E trabalhemos de forma a qualificar cada vez mais a arte que representamos.

Ju Najlah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...