Pages

segunda-feira, 18 de junho de 2012

DRT e Capacitação Para dar Aulas.


O registro da Delegacia Regional do Trabalho(DRT) é a prova da habilitação para o exercício de determinada profissão que possua regulamentação mas não órgão fiscalizador. As atividades de artistas e técnicos em espetáculos de diversão foi regulamentado pela Lei 6.533/79, reunindo 58 categorias, dentre elas as de bailarino, dançarino e coreografo. Para obter o registro, além de alguns documentos pessoais é necessário possuir comprovação de qualificação profissional que pode ser por diploma ou Atestado de Capacidade Profissional.
No caso da Dança do Ventre realizamos junto ao Sindicato dos Profissionais de Dança uma avaliação que, aqui no Estado do Rio de Janeiro, consta de uma parte teórica, bastante básica, e uma parte prática – que seria a apresentação de uma Rotina Clássica Oriental, com música sorteada no momento da prova. Dessa forma é possível avaliar o conhecimento da estrutura da música clássica, conhecimento de ritmos e folclores, a interpretação de instrumentos, expressão nos diversos humores presentes na música, postura, etc. Aprovada nessa avaliação, a bailarina recebe seu Atestado de Capacidade Profissional e está apta a obter sua habilitação para o exercício da profissão “Dançarina”, como fica registrado em nossa carteira de trabalho. Porém é importante estarmos atentas ao fato de que a habilitação é para “Dançarina”, não para professora ou coreógrafa. Porém, atualmente, há o entendimento de que o DRT também habilita para a realização das outras atividades de forma profissional.
Além disso, existem alguns cursos que visam preparar professoras, dentre eles destaco a graduação  e pós-graduação em dança, os CQIDs, curso técnico do Shiva Nataraja e o curso do Método Acadêmico Suheil. Embora sejam cursos de inquestionável qualidade, posso afirmar que é pequena a parcela de professoras que os fizeram. Com isso, a tarefa docente em Dança do Ventre exige imensa responsabilidade por parte dos profissionais que se dedicam a isso. É necessário estudar, além de técnicas de dança, cultura, geografia e história dos países árabes e folclores, metodologias de ensino, anatomia, técnicas de alongamento e aquecimento... É preciso estudar para sempre, tendo em mente que para ensinar temos que ser eternas alunas. Também necessitamos de uma boa dose de criatividade!  Este é um ponto, necessário ao profissional professor.
Tenha sempre em mente a responsabilidade que lhe cabe ao ensinar dança, tanto pela questão corporal (movimentos feitos de forma errada podem provocar lesões), quanto pela questão cultural. Estude sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...