Pages

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Deslocamento



Os deslocamentos são momentos de grande leveza dentro da dança e, também, de preenchimento de palco. Em uma rotina clássica oriental, os deslocamentos inicial e final representam os momentos de primeiro contato com seu público, de sentir sua energia e estabelecer uma comunicação e o momento de despedida, agradecimento e encerramento do contato estabelecido e da comunicação construída.
Eles podem acontecer de diversas formas. Em uma Rotina Clássica Oriental devem sempre primar pela elegância, já em folclores a forma como o deslocamento vai acontecer vai depender de cada um deles. Podemos nos deslocar utilizando chasses, compassos, passo turco, giros, simplesmente andando na meia ponta alta, fazendo algum tipo de "brincadeirinha", enfim. Esses deslocamentos podem vir ou não acompanhados de outros movimentos, como redondos, oitos, ondulações, movimentos de braço, shimmie... 
Os deslocamentos podem ser construídos com as passadas fazendo a leitura da base rítmica. Neste caso podemos também fazer a leitura da melodia, por exemplo, com movimentos de braços ou véus, com giros, transitando pelas várias "camadas" da música. Porém, há momentos em que podemos fazer um deslocamento dentro da melodia. Tudo vai depender da nossa intenção de movimento, do que, na música, estamos buscando interpretar.
E aqui entra um aspecto muito importante: a dança deve ter sempre uma intenção. É essa intenção que confere limpeza a seus movimentos. Estabeleça a sua intenção de movimento e o faça. Não mude de ideia no meio do movimento. Execute-o inteiro, completo. Isso serve para qualquer movimento dentro da dança. Durante o deslocamento não é diferente. Após ter escolhido me deslocar, escolho como vou fazer isso: se somente vou transitar pelo espaço, se vou fazer unindo movimentos, qual leitura estou fazendo da música e para que direção vou. É preciso nortear os caminhos. Um deslocamento sem intenção deixa a dança confusa.  Aqui vale ressaltar as possibilidades de deslocamento para as laterais (direita e esquerda), para frente e para trás, para as diagonais e os deslocamentos em círculo e oito.
Precisamos dar devida atenção a esse estudo. Os deslocamentos bem feitos enriquecem sua dança e encantam o público, porém, deslocamentos demasiados e sem intenção confundem e levam àqueles que estão assistindo a dispersão. Trabalhe por uma dança clara, limpa e bela!

Planos de deslocamento:


Texto revisado e modificado em 04 de novembro de 2014


3 comentários:

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...