Pages

segunda-feira, 12 de março de 2012

Música Árabe - percepção dos instrumentos

Tão importante quanto reconhecer os ritmos é saber identificar os instrumentos utilizados na composição de uma música oriental. Compreender a expressão de cada um deles, perceber o que cada um nos faz sentir, o que desperta em nós, observar quais movimentos durante a dança interpretarão a música produzida... Deixar que sua dança flua de acordo com a música, que sua expressão facial e corporal deixem transparecer o sentimento produzido pelo som! Que música, dança e bailarina sejam um!Nesse caminho devemos buscar o equilíbrio entre o estudo e a expressão subjetiva.
Já postei aqui no blog textos e vídeos falando sobre alguns dos diversos instrumentos utilizados na música árabe. Postarei agora vídeos de algumas orquestras/bandas, para que seja possível tentar identificar na música, o som de cada instrumento. Como a estrutura da música oriental é muito distinta da ocidental, precisamos treinar nossos ouvidos. Essa identificação dos instrumentos é importante, principalmente, na interpretação de taksins. Saber distinguir instrumentos de sopro, corda ou o acordeon e saber quais tipos de movimentos podem ser adequados (nos outros posts algumas dicas com relação aos movimentos são dadas).
Então, bons estudos!


 Om kolsoum



Por volta dos 2:26min entra a banda

Drummers solo

The Arab Jewish Yourh Orchestra

Tony Mouzayek e banda

Sami Bordokan Quarteto



Taksim Trio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...