Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Louco


Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:

Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim. 

E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”

Assim me tornei louco.

E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.

GIBRAN KALIL GIBRAN

"Biografia de Khalil Gibran:
Khalil Gibran (1883-1931) foi um filósofo, poeta, ensaísta e pintor libanês. Sua obra reflete a espiritualidade e os princípios que levam aos patamares mais altos da alma humana. É conhecido por ter criado frases inspiradoras. Seu livro mais conhecido é “O Profeta”.
Seu nome completo, Gibran Khalil Gibran, é a transliteração do árabe para as línguas ocidentais. Como viveu a maior parte de sua vida nos EUA, adotou o nome reduzido Khalil Gibran.
Khalil Gibran estudou em Paris, onde adquiriu vasta cultura e atuou como pintor. Suas telas eram caracterizadas por temas ligados ao misticismo. Em Boston, exerceu atividades literárias, onde reúne escritores libaneses. As atividades com escritores de sua terra fez com que Gibran e seu grupo criasse as revistas Al-Funun (As Artes) e As-Saieh (O Errante).
Sua obra é conhecida por livros como “O Louco”, “Temporais” “O Profeta” (1923) e “Asas Partidas”, e revelam grande influência de livros sagrados, como a Bíblia, e de poetas como William Blake.
Khalil Gibran faleceu em 1931, vítima de tuberculose, na cidade de Nova Iorque."http://www.e-biografias.net/khalil_gibran/

Outros materiais sobre o autor:
http://www.culturabrasil.pro.br/gibran.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...