Pages

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Faça da sua diferença a sua arte

Espetáculo “Intrigante”:http://deficientealerta.blogspot.com.br/2010/07/espetaculo-intrigante-une-bailarinos.html


Todos nos emocionamos ao assistir manifestações artísticas daqueles a quem chamamos "deficientes". A beleza da arte sendo apresentada por aqueles em quem, muitas vezes, só conseguimos enxergar o que falta, o que é diferente e “deficitário”, nos faz perceber novas possibilidades de vida.
Apresentação de fragmentos do espetáculo de dança em cadeira de rodas da companhia de dança CRS - Cia Rodas no Salão, no Ballace 2009, em Camaçarí-Ba

Essas pessoas que dançam em cadeiras de rodas ou sem o sentido da audição nos ensinam que o que nos diferencia dos outros não nos torna pior, com problemas ou menos importantes. Essas pessoas simplesmente encaram o que elas têm de diferente como potencialidades! E é exatamente aí que se cria a arte! É na diferença que nos tornamos únicos, é aí que está o potencial de cada um.
Grupo de portadores de deficiência auditiva executa o 'Avalokitesvara Bodhisattva', que é uma performance artística criada pela Trupe de Arte de Pessoas com Deficiências da China. O grupo foi fundado em 1987 e possui 88 pessoas portadoras de deficiência auditiva, visual e incapacidades físicas. (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL413905-5602,00.html)

Não queira, pois, estar dentro dos padrões. Você poderá ir além deles! Querer ser igual faz com que você repita movimentos vazios de sentido. Quando, porém, podemos voltar nosso olhar a nós mesmos e perceber o que nos faz diferente dos demais, temos aí grande material de trabalho. Desenvolvemos o autoconhecimento e podemos nos expressar com toda bagagem emotiva que nos faz ser quem somos. Nos respeitamos e nos amamos como realmente merecemos. Fazemos da nossa diferença nosso potencial e aí sim, é possível se destacar em um meio de movimentos alienados e sem sentido porque agora toda sua história de vida se transforma em dança!

Infelizmente não tenho maiores informações sobre esse vídeo. Mas eles transmitem uma grande emoção durante a dança. Realmente muito bonito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...