Há ainda outros instrumentos tocados na música árabe, mas que
não são considerados dentro de nenhuma categoria apresentada anteriormente.
Entre eles estão: acordeon, órgão, bateria, guitarra.
Acordeon - O
acordeon é muito famoso por ser utilizado nos tangos. Mas engana-se quem pensa
que é exclusivamente da cultura argentina. Diz a lenda que um imperador chinês
do século 3.000 a. C pediu a um estudante que criasse uma forma de imitar o som
de um pássaro. O jovem então inventou o Cheng, instrumento com 13 a 24 palhetas
de bambu que reverberavam em uma cabaça. Outros instrumentos que usavam o mesmo
princípio foram elaborados no Egito e na Grécia.
O acordeon foi elaborado pelo austríaco Cyrillus Damian, em
meados de 1829, mas somente 20 anos depois recebeu os teclados que conhecemos.
Depois de ser difundido pela Europa por volta de 1770, principalmente nas
festas nas aldeias, chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes
italianos. Possui as teclas, do lado direito, e botões, que podem variar entre
12 (infantis) e 140, do lado esquerdo. Porém, no chamado acordeon cromático há
botões dos dois lados. No meio fica o fole, responsável por controlar a duração
e outros efeitos das notas.
Na música árabe, foi introduzido na década de 40, quando
recebeu uma nova afinação e passou a integrar orquestras. Você já deve ter
percebido que é raro encontrar um solo de acordeon, com exceção das músicas
libanesas. É o caso do libanês Alex Menakian, um dos melhores instrumentistas
de acordeon, que fez inclusive interpretações de taksins. Há registros de
criação e composições para o instrumento na Turquia, Israel e Armênia. Nos anos
80, este belo instrumento começou a ser substituído por efeitos Midi de órgãos
imitando sua sonoridade.
Acordeon, sanfona, gaita de fole, realejo e concertina. Não
consegue entender como todos podem ter sons tão diferentes? Bom, o princípio é
o mesmo, o que muda é a afinação, já que na música árabe o acordeon é usado na
escala maqam, diferente da escala usada no ocidente por ter os quartos (1/4) de
tom. Acompanhe no vídeo a execução de um solo de acordeon. Veja como a
bailarina trabalha ora o ritmo, ora a melodia do instrumento.
Seu som é sensual e os movimentos que seguem acabam contendo
essa característica. Movimentos ondulatórios são obrigatórios na hora de ler
este instrumento. Oitos e redondos e se prepare para executá-los com muita
agilidade, devido às mudanças rápidas de notas. Treine muitas ligações de
passos pois o som rico do acordeom não permite pausas nem quebras de movimento.
Braços e mãos também são bem vindos apesar do som ser mais pesado e acabar
pedindo mais trabalho de tronco e bacia. Andadas e caminhadas simples são muito
bem vindas. Em alguns momentos, quando a nota fica muito rápida, cabe até um
tremido soltinho e um pouco mais lento. Nunca aquele tremidão percussivo. É
muito comum o teclado imitar o som do acordeom, mas a leitura indicada continua
a mesma. Você perceberá que o som do teclado é bem mais estridente e não tem a
emoção do acordeom.
Assim como o acordeon, recentemente o sax vem sendo amplamente utilizado na música árabe, muitas vezes
junto com orquestras. Um músico que faz utilização deste instrumento é Samir
Srour.
Sintetizador - é muito comum, na
atualidade, encontrar teclados sintetizadores dentro da música árabe. Estes
teclados produzidos por grandes marcas, especialmente para o mundo árabe.
Possuem “samplers” (gravações de sons reais) de instrumentos originais árabes,
assim como ritmos tradicionais já configurados.
Pesquisa feita nos seguintes sites:
Pesquisa feita nos seguintes sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário